Subscribe:

Eu me lembro...


O 11 de setembro é sempre uma data nostálgica. Nostálgica porque lembra o ataque as torres gêmeas que  ocorreu há 11 anos atrás.Uns falam que é excesso de patriotismo americano, outros falam que houve ataques mais importantes.Fora as teorias malucas que dizem que foi uma grande farsa, que na verdade os aviões eram mísseis, entre outros.

Irmãs Burnett
Eu já assisti a tanto documentários sobre essa data, principalmente o 112 minutos que mudaram o mundo. Mas de todos,um  realmente me tocou o coração: Os Órfãos de 11 de Setembro.Ele mostra as crianças que foram assim apelidadas depois que perderam os pais em um dos ataques.Caitlin Langone,a filha de um bombeiro,nem chegou a enterrar o pai. Nem o corpo do meu pai, nem o do meu tio Peter foram encontrados, mas, no fim, fizemos um funeral para eles. Nós não sabemos exatamente o que aconteceu; mas eu sei que um homem se lembrava de ter falado com um bombeiro alto de cabelos grisalhos, que o ajudou a sair de uma das torres e depois voltou para ajudar outras pessoas. Eu tenho certeza de que era meu pai: ele teria continuado ajudando as pessoas, tanto tempo quanto precisasse. De certa forma, é a maior consolação que eu tenho que, pelos menos, ele morreu fazendo o trabalho que ele amava’. Me lembro das irmãs Madison, Halley e Anna Clare Burnett, alegres e sorridentes que apareciam em programas de TV, falando em como o pai foi um herói lutando contra os terroristas para não fazer o avião chegar ao destino final.Me lembro do menino,Rodney Ratchford, que perdeu a mãe que trabalhava no pentágono,e junto com ela perdeu o rumo também. "Depois que a minha mãe morreu, eu fiquei com muita raiva. Eu queria machucar as pessoas, por causa do que estava acontecendo comigo. Parecia muito injusto que eu acordava todos os dias sem uma mãe para quem dizer bom dia’. Lembro-me da menina muçulmana,Thea Trinidad, que estava indignada pela morte do seu pai, que trabalhava no World Trade Center. "O que eu achei difícil foi viver, durante anos, com o pensamento de que a morte do meu pai foi planejada – que era assassinato, e que os assassinos traçaram tudo por muito tempo, e que ele ligavam muito pouco para as vidas das pessoas que eles tirariam, ou para suas famílias. Eu não odeio as pessoas por que elas são de determinada religião ou de certa parte do mundo, mas eu odeio as pessoas que estava envolvidas – especialmente o Osama Bin Laden. A morte dele neste ano foi certamente merecida: mas, por outro lado, não trouxe o meu pai ou de ninguém de volta’. A verdade é que as vitimas não se limitam só àquele dia, hoje, pessoas ainda enfrentam as consequências.
Para mim, hoje é um dia de reflexão. Penso na dor, no descaso, na indignação, mas penso ainda mais na falta que a pessoa faz. A falta do cheiro, do abraço, do tom de voz, do olhar, tirados de uma hora para outra, em um piscar de olhos.Só quem já perdeu alguém que ama conhece essa dor, esse vazio.A saudade é a que fica.A indignação também.
Não falo isso só pelo 11 de setembro, eu me lembro de todos os outros. Do sangue de vários inocentes derramados que a história mundial coleciona. Da primeira e da segunda guerra mundial, do atentado em Madri, dos civis e soldados que foram mortos no Iraque, das guerras pela independência, dos judeus, dos ameríndios e fechando um pouco esse círculo abrangente, me lembro de canudos, da sabinada, das torturas feitas na época da ditadura, da chacina indígena. Me lembro das crianças inocentes que foram mortas em Realengo, me lembro da pequena Isabella Nardoni, da Eloah,  me lembro dos 6 jovens que foram mortos recentemente  na Baixada Fluminense,me lembro dos nomes das vítimas da violência que eu li no jornal.Me lembro que nesse momento enquanto você está lendo esse texto, pessoas estão morrendo na Síria,no Oriente Médio e na África.Para mim, tudo se resume a SANGUE INOCENTE DERRAMADO.Meu onze de setembro é dedicado a todas elas: as vítimas da violência que não mede o porque ou a quem.



Link para saber um pouco mais sobre o documentário: http://extra.globo.com/noticias/mundo/orfaos-do-1109-contam-suas-historias-uma-decada-apos-atentado-2599644.html#ixzz26DSFPMma

1 comentários:

  1. OI. TUDO BEM COM VOCÊ? ESPERO QUE SIM. DE UMA CHEGADA NO SEU BLOG - AQUI- E DEPOIS PASSA NO MEU. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir