Subscribe:

Manaus Tal Qual

Quem mora em Manaus sabe muito bem do que eu estou falando quando o assunto é a divulgação do estado, seja ela nacional ou internacional, quero dizer, o resto do país (e porque não o mundo todo ?!) nos tem como semianalfabetos naturalistas a partir da imagem e informação que recebem por boa parte das mídias. É publicidade de hotel de selva pra cá, propaganda de guaraná pra lá, documentário indígena acolá, sem falar na infinita divulgação de riqueza da fauna, flora e frutos, também temos o teatro Amazonas... ah falou no estado é lembrar o boto, há também o encontro das águas, e não podemos esquecer o festival de Parintins, por favor o boi é cartão postal. Toda essa propagação cultural é ótima para fins lucrativos e turismo no estado, a final se Deus nos deu o maior rio do mundo então vamos vender nosso peixe.

Pois bem, o que vem acontecendo há muito tempo é que uma considerável parte dos meios de comunicação tem esquecido de exercer o seu papel “jornalístico” de mostrar sempre os dois lados da moeda... então alguém me diz: -“Não João, o Polo Industrial de Manaus é conhecido até internacionalmente” ... e eu rebato: - “Você se contenta em ser apenas um Polo Industrial ? Somente o polo fará um estado melhor para todos ?”. Há um Amazonas lindo de se orgulhar por suas belezas naturais, mas também há um Amazonas que sofre com problemas de saúde pública, de corrupção política, de transporte coletivo com péssima qualidade, de preços absurdos, de um trânsito caótico causado por falta de infraestrutura, de desastres naturais como nossas chuvas e rios cheios que causam enchentes violentas destruindo casas, carros, famílias... e existe também o Amazonas inteligente, de riqueza literária, culto, com a primeira universidade federal do país, sendo Manaus uma das cidades que mais cresce em empreendedorismo, ALÔ BRASIL, HÁ CIVILIZAÇÃO AQUI !

Uma vez eu ouvi de um empresário mineiro a seguinte frase: “Manaus é a cidade de fazer dinheiro” ... e é, pra quem vem de fora, pra quem é inteligente,  pra quem sabe usufruir do potencial que temos mas não vemos. Acorda Amazonas, acorda população, vamos mudar essa história, vamos construir a imagem do maior estado brasileiro como um estado de valores naturais, com um povo civilizado e índios inteligentes com capacidade pra ter e ser o que quiserem, e engavetar de vez essa ideia ignorante e generalizada de homens nus com cocas junto à onças, cobras e jacarés no meio da rua.

5 comentários:

  1. muitas pessoas ignorantes precisam ler esse post, pra finalmente perceber que existe civilização aqui... ARRASOU!

    ResponderExcluir
  2. parabens.... belo texto.... temos que abrir nossos olhos e aproveitar o que nossa amozonia nus da de melhor.... devemos aprender + e + !

    ResponderExcluir
  3. " Acorda Amazonas, acorda população, vamos mudar essa história, vamos construir a imagem do maior estado brasileiro como um estado de valores naturais, com um povo civilizado e índios inteligentes com capacidade pra ter e ser o que quiserem, e engavetar de vez essa ideia ignorante e generalizada de homens nus com cocas junto à onças, cobras e jacarés no meio da rua." Gostei muito do teu texto, é o que penso de Manaus, essa cidade de fazer dinheiro e crescer cada vez mais, e mais, bem apontado os seus esclarecimentos que precisa ser corrigido aqui no Amazonas maior estado do Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Uau,depois q vc e a indiara publicaram nao qro mais escrever nao.

    ResponderExcluir
  5. Okay, tô com muita vergonha agora hahaha
    Parabéns João *-*

    ResponderExcluir