Subscribe:

Viva o Brasil!

Aqui vai o relato de um triste apaixonado pelo esporte, mais precisamente pelo futebol. Na verdade, o esporte é só o caminho que eu encontrei pra falar mal do Brasil. É até uma covardia bater em quem já está caído, mas quê que eu posso fazer se nosso país merece todas as críticas possíveis? Então, lá vai. Vou tentar me conter à área do esporte, me desculpem qualquer deslize. 

No dia 5 de Maio, morreu no Rio de Janeiro, um torcedor do Flamengo agredido por torcedores do Vasco. Resumindo: ele estava dentro de um ônibus, os vascaínos entraram, indentificaram-o como membro de um torcida organizada flamenguista. A primeira coisa a se pensar é numa punição severa aos torcedores vascaínos, mas nada adiantaria puni-los. O problema é de segurança pública, nada a ver com Flamengo e Vasco, essa não foi a primeira, e nem será a última vez que torcedores morrem em brigas de torcidas. A simples analogia que faço é que esse torcedor morreu por causa da corrupção. Falo da corrupção na qual o esporte é administrado no Brasil. Falo do Ministério dos Esportes, que não passa de um feudo partidário concedido com muito carinho pelo PT ao PCdoB, com o grande "Aldo Rebelo". Experiência do Aldo na área do esporte: nenhuma. Como o ministério dos esportes não serve pra PN (praticamente nada), o Brasil como força olímpica não existe, sendo que em Pequim 2008, ficou na 23° posição, atrás de potências como Quênia, Jamaica e Etiópia. O número de atletas brasileiros só aumenta a cada edição, mas por esforço único dos atletas, muitos sem patrocínio, como o Diogo Silva, um grande lutador de Taekwondo, saiu da favela, e sem patrocínio, foi ouro no Pan de 2007 (depois disso ganhou o apoio da Petrobrás e vai pra pra Londres 2012). 

Voltando ao futebol, a paixão dos brasileiros, é governado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma instituição que enriquece a cada ano, controlada por pessoas corruptas que não dão a pouquíssima importância pro esporte, nem ligam muito parar questões que envolvem sua organização, meros detalhes, como a segurança nos estádios. A Seleção brasileira, BRASILEIRA, não joga nos campos daqui. a CBF deixou de lado o norte e nordeste do país, elitizou o futebol focando o sul e o sudeste. O glamour visto nos grandes clubes, nos grandes jogadores, é ilusório. A evolução vista só se restringe aos grandes clubes, que fazem girar quantias gigantescas de dinheiro. Não que tenha algo de errado nisso, porém, a maioria dos jogadores brasileiros de futebol sofrem com salários pífios, gramados vergonhosos e com o desamparo das federações estaduais (submissas à CBF). No Amazonas, o futebol é uma várzea. Os melhores times são o Nacional e Penarol. Vocês conhecem? Não? Só o Nacional? Você sabe quem foi o campeão estadual ano passado? Tudo bem. Os times citados habitam a Série D. A média de público do Campeonato Amazonense é de 600 pessoas. Quando atinge 2000 mil pessoas no estádio, eu falo pra um amigo "Caramba hein, tá lotado". Mas o futebol sobrevive, pois simplesmente nós amamos isso. O fato de você torcer pros times sulistas não é culpa sua. É culpa da entidade que esqueceu a parte de cima do mapa, e jogou na sua TV, só jogos de times cariocas e paulistas. A culpa é da emissora que ajuda a CBF. A Copa do Mundo vem aí, e o que vai mudar? Nada. Não vejo como um grandioso estádio vai levar água ao interior do Piauí, também, não sei como, os carentes ribeirinhos do interior do Amazonas serão ajudados com um estádio de futebol. Aí você me diz "Ha, mas terão muitas obras em melhoria da cidade", mas pensando bem, não vai ter. As reformas propostas não são mais do que obrigação do estado, como os aeroportos e o trânsito. Apoiar a Copa citando essas obras é o típico pensamento ridículo do "Rouba mas faz". Aqui, a "Amazon Arena" vai virar uma grande casa de shows, visto que o futebol local não ocupa nem metade do calendário. 

O país corrupto vai continuar, com 12 estádios lindos de futebol. A culpa é da corrupção, lembra? Posso digitar sem parar, criticar sem parar, mas a tristeza não sai daqui. Com todo o dinheiro gasto nessa Copa, daria pra pagar o salário de millhares de policiais e botar um em cada ônibus do Brasil. Quem sabe esse policial não salvaria a vida daquele torcedor...Ou construir milhares de casas aos desabrigados dessa enchente. Já pensou que doido seria? Já pensou que bacana seria? Fácil criticar sem dar soluções, certo? Mas meus amigos, imagine o tamanho desse texto se eu as botasse. Deixa pra uma próxima oportunidade. Sonharei com um Brasil melhor, por enquanto, é o que eu posso fazer.

4 comentários:

  1. Cara, tá muito bom teu texto, uma reflexão ótima sobre a situação política do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom, Anilton. Parabéns de verdade!

    ResponderExcluir
  3. O anilton vai ser um ótimo jornalista esportivo. Escreve aí. Adoro-te amigo xD bjs

    ResponderExcluir